O termo Saúde 4.0 nos remete a Quarta Revolução Industrial, popularmente conhecida como indústria 4.0, e marca um período de maior integração de novas tecnologias aos serviços de saúde.
Neste artigo, apresentaremos os principais impactos da aplicação de tecnologia no cuidado com as pessoas e na gestão da saúde, ressaltando recursos que todo médico precisa conhecer.
Entender o caminho percorrido até aqui dá clareza ao que chamamos de saúde 4.0. Acompanhando o histórico da revolução industrial, conseguiremos entender melhor a sua relação com a saúde ao longo do tempo.
Fase de trabalho manual, marcada pela mecanização. Entre 1760 e 1830.
A eletricidade é a grande marca da segunda fase, que começou no ano de 1850.
A chegada do século XX foi marcada pelo advento da computação, sem dúvidas um grande avanço também para a área da saúde.
Hoje, na quarta fase, vivemos na era digital, no período onde a inteligência artificial se torna cada vez mais presente em todos os setores da sociedade.
A saúde 4.0 chegou acompanhada de uma série de recursos, que trazem benefícios tanto para médicos como para os seus pacientes.
O acompanhamento dos pacientes e o desenvolvimento de novas opções de tratamento tornou a medicina preventiva mais eficiente. Graças a tecnologia são, geradas informações relevantes a respeito dos usuários.
A coleta e a análise desses dados fornece uma maior compreensão sobre o perfil dos pacientes, beneficiando o paciente ao oferecer um atendimento mais personalizado.
Além disso, uma maior compreensão das necessidades do indivíduo gera como resultado soluções mais eficazes e resultados mais efetivos.
A análise de dados dos pacientes é uma das bases dos avanços alcançados pela saúde 4.0. Atualmente temos tecnologias exclusivas, criadas estritamente para criar, armazenar e compartilhar essas informações, respeitando ainda o sigilo médico e às leis de proteção de dados.
Soluções inovadoras vão sendo colocadas em prática, e em contrapartida o número de sinistros nos planos vai diminuindo.
A explicação para essa relação é simples. O cruzamento de informações ajuda a identificar pacientes que precisam de atenção específica, evitando os achismos e tornando possível uma intervenção antes mesmo que o problema evolua.
Graças à gestão integrada, é possível compreender todo o histórico clínico de um paciente e de que forma o seu histórico afeta sua condição de saúde atual. Como todas as informações e prontuários estão consolidados em um só lugar, o médico passa a ter em mãos detalhes do que o seu paciente já passou, avaliando sua saúde como um todo.
Todos os benefícios citados anteriormente se originam de uma combinação de recursos, e é sobre que eles que falaremos de agora em diante.
Os prontuários eletrônicos são um avanço indiscutível. Com o armazenamento na nuvem, os médicos e demais profissionais de saúde podem ter acesso aos dados de seus pacientes de qualquer lugar, o que faz a diferença inclusive em casos de emergência.
Desta forma, as consultas serão mais rápidas e os diagnósticos mais eficazes. Sem falar na redução de custos operacionais e na diminuição do impacto ambiental pelo uso reduzido de papéis.
Muitos se preocupam em relação à segurança das informações armazenadas na nuvem, porém, os dados ficam protegidos contra perdas e danos, sendo acessados exclusivamente por usuários autorizados.
Estamos falando da produção, importação e distribuição de itens essenciais como:
A medida que a tecnologia evoluiu vão surgindo ainda novos recursos, cada vez mais precisos, capazes de melhorar a qualidade de vida da população e trazer mais conforto para pacientes em tratamento.
Provavelmente a mais surpreendente tecnologia desenvolvida nos últimos tempos, a internet das coisas é a ideia de integrar o mundo real ao digital.
Um exemplo simples e conhecido por todos são os relógios capazes de medir os batimentos cardíacos do usuário.
A integração entre objetos da área médica, a computação e a internet promete ainda muitas surpresas.
O Big Data não se restringe a área, mas também deve ser considerado quando de fala sobre os recursos da saúde 4.0. Na medicina o seu objetivo é identificar indivíduos de um mesmo grupo, reduzindo custos em pesquisas e cooperando nas previsões diagnósticas.
Que tal alguns exemplos de sua aplicação?
A telemedicina que já que vinha sendo discutida há décadas e vagarosamente implantada, foi regulamentada recentemente no país com a chegada da pandemia. As plataformas para consultas virtuais representam um enorme avanço para a área da saúde, eliminando distâncias e levando atendimento médico de qualidade a todos.
Além disso, atualmente já é possível monitorar a saúde do paciente mesmo sem estar em um mesmo ambiente físico, o que chamamos de telemonitoramento.
Temos a disposição ainda a possibilidade de telediagnóstico, através da emissão de laudos médicos à distância, telecirurgia, ou seja, procedimentos cirúrgicos realizados com a participação de um cirurgião de maneira remota através de tecnologias integrativas, e a teletriagem, que consiste em métodos para avaliação e estudo virtual de sintomas para diagnóstico e posterior direcionamento.
Os seus pacientes já têm se beneficiado dos recursos oferecidos pela saúde 4.0? Implementar as tecnologias exemplificadas já não é mais uma questão de diferencial, mas de responsabilidade em oferecer o melhor atendimento possível a todos.
Apesar dos temores, a tendência deve ser encarada de maneira positiva, já que beneficia pacientes e médicos.
Estude as possibilidades, conheça as ferramentas implementadas por outros profissionais da sua área, e dê um passo em direção a otimização.
Veja como podemos ajudar a sua clínica com nossas soluções .
A gestão eficiente da agenda é o coração de um consultório médico. Quando bem organizada,…
A organização e decoração de um consultório médico são fatores que vão além da estética.…
Em um mundo cada vez mais digital, profissionais de saúde, como psicólogos, médicos e terapeutas,…
A escolha entre atender pacientes de forma particular ou através de convênios médicos é uma…
Atrair pacientes para um consultório de psicologia pode ser um desafio, especialmente em um mercado…
Em um mercado cada vez mais competitivo, a fidelização de pacientes se tornou um diferencial…