Prezar por uma comunicação médico-paciente de qualidade é um fator que deve ser considerado por toda clínica médica. Afinal, um atendimento em saúde é baseado em conversas para detectar sinais e sintomas e, assim, fechar um diagnóstico e propor o tratamento mais adequado para cada caso.
E você, sabe quais são os problemas que podem afetar essa relação? No post de hoje, vamos esclarecer o assunto e dar algumas dicas de como otimizar a comunicação no atendimento médico.
Continue a leitura e descubra quais são os benefícios disso para o seu negócio. Vamos lá?
A relação entre um profissional da saúde e paciente pode ser cercada de problemas relacionados a uma comunicação deficiente. Entre os principais fatores que geram insatisfação estão:
Uma comunicação eficaz entre médico e paciente está diretamente relacionada a resultados mais positivos no seu tratamento de saúde, o qual fica satisfeito com o atendimento recebido e não descarta a possibilidade de procurar pelo seu serviço no futuro.
Por isso, vale a pena investir em estratégias que otimizem essa relação. Na sequência, separamos algumas dicas do que você pode fazer para melhorar a comunicação com os seus pacientes.
Quando o médico preza pela clareza na comunicação, com uma linguagem objetiva e fácil de entender, a relação entre ele e seu paciente é automaticamente aprimorada.
Por isso, descreva todas as informações sobre o diagnóstico e tratamento da patologia com palavras simples e conhecidas pela população — sem termos médicos que impeçam que o paciente entenda qual é a sua verdadeira condição de saúde e as soluções disponíveis.
Ser uma pessoa empática, que percebe, sente e respeita a dor do outro, é uma oportunidade de se aproximar do seu paciente e melhorar a relação com ele. Assim, você consegue reconhecer a individualidade de uma pessoa, praticar um atendimento humanizado e ajudá-lo da melhor forma possível.
Ninguém gosta de ser atendido por um médico que parece não prestar atenção em tudo o que você tem a dizer, certo? Por isso, você precisa trabalhar a sua capacidade de escuta, visto que relatar sintomas e seu histórico de saúde é muito importante para a recuperação e satisfação do paciente.
Para isso, é necessário ter muita concentração durante o atendimento, de modo que você consiga colocar sua atenção no paciente e solucionar o caso com agilidade e eficiência. E não se esqueça: saber escutar também é uma forma de demonstrar empatia e oferecer um atendimento humanizado e de elevada qualidade.
Embora não pareça afetar a comunicação médico-paciente de modo direto, atrasos podem deixar uma pessoa irritada e prejudicar a relação no consultório médico.
Por isso, faça a consulta sempre no horário agendado. Afinal, não atrasar é um sinal de respeito e comprometimento do profissional. Para se organizar melhor, você pode contar com a ajuda da tecnologia e utilizar um sistema de agendamento online, por exemplo.
Ademais, outras ferramentas, como o prontuário eletrônico do paciente, conhecido como PEP, também ajudam a otimizar o tempo das consultas. Ele beneficia muito o atendimento, visto que permite que o profissional volte toda a sua atenção para escutar o paciente em vez de ficar procurando anotações em fichas de papel.
Dar continuidade ao atendimento médico após o fim da consulta é uma atitude que mostra o seu comprometimento com a evolução do tratamento e melhora do paciente, garantindo a criação de um relacionamento de fidelidade entre vocês dois.
Esse contato para saber como está o tratamento, recuperação e sintomas pode ser feito por meio de uma ligação telefônica, troca de mensagens por aplicativos ou e-mail — novamente, a tecnologia atua como uma grande aliada para favorecer a relação entre médico e paciente.
Uma comunicação eficiente entre profissional e paciente gera benefício em todas as etapas de cuidados em saúde.
Primeiramente, ela reflete de forma muito positiva na qualidade e adesão ao tratamento pelo paciente, que vai sentir maior confiança nas propostas estabelecidas pelo médico para sua recuperação.
Além disso, uma boa conversa, na qual o paciente tem autonomia para dizer o que sente e interferir nas medidas estabelecidas, permite que o médico seja mais assertivo em seu diagnóstico. Dessa forma, ele é capaz de propor o tratamento mais adequado e, assim, deixar seus pacientes satisfeitos.
Para a clínica, atingir as expectativas dos seus clientes é sinônimo de fidelização, preferência frente à concorrência e manutenção do negócio no mercado da saúde.
Por conta disso, vale a pena investir em medidas para melhorar a comunicação médico-paciente — e você não pode ficar fora dessa. Comece hoje mesmo a procurar formas de melhorar a relação com seus clientes para usufruir dos seus benefícios.
Que tal aproveitar que está por aqui para se informar um pouco mais sobre a importância do marketing médico? Boa leitura!
A gestão eficiente da agenda é o coração de um consultório médico. Quando bem organizada,…
A organização e decoração de um consultório médico são fatores que vão além da estética.…
Em um mundo cada vez mais digital, profissionais de saúde, como psicólogos, médicos e terapeutas,…
A escolha entre atender pacientes de forma particular ou através de convênios médicos é uma…
Atrair pacientes para um consultório de psicologia pode ser um desafio, especialmente em um mercado…
Em um mercado cada vez mais competitivo, a fidelização de pacientes se tornou um diferencial…