Quando falamos de saúde, todos os recursos e colaboradores visam um único resultado: melhorar a assistência à população. Um serviço de qualidade vai muito além de curar determinada doença ou realizar corretamente um procedimento: ele também garante a boa experiência do paciente.
É fundamental que os gestores de clínicas e consultórios tenham em mente essa ideia, pois assim eles conseguem trabalhar nas variáveis capazes de melhorar a jornada dos pacientes. É justamente compreendendo tal jornada e analisando passo a passo que se atinge a tão sonhada fidelização dos usuários.
Pensando nisso, vamos abordar quais fatores podem auxiliar ou prejudicar o processo, bem como apresentar soluções que caminham para uma melhor experiência. Confira!
Fidelização de pacientes — por que almejar?
Ao iniciar um negócio,
o investidor visa o crescimento dele. Para tanto, realiza o planejamento estratégico a fim de identificar medidas para aumentar o número de clientes, além de trabalhar na manutenção daqueles que já conhecem o serviço.
Na área da saúde isso não é diferente. Neste caso, estamos lidando com pacientes, os quais podem retornar para novas consultas com necessidades pontuais ou mesmo requerer acompanhamento contínuo.
Seja qual for o motivo, tão importante quanto aumentar a cartela de usuários do serviço é fidelizar aqueles pacientes que já conhecem seu trabalho. Para isso, é indispensável assegurar a melhor experiência possível em cada consulta, aumentando a satisfação deles pelo serviço e potencializando as chances de voltarem posteriormente.
Experiência do paciente — o que influencia?
Agora que você sabe a importância de garantir uma boa experiência para o paciente, a pergunta que fica é: o que influencia nisso?
Para respondê-la é preciso considerar toda a jornada do paciente ao buscar pela assistência em saúde, desde que ele percebe a necessidade de procurar pelo serviço até o momento pós-consulta. Acompanhe conosco!
Boa experiência do paciente na busca pelo serviço
A jornada do paciente inicia quando ele percebe que tem um problema e procura um profissional para auxiliá-lo. É neste momento que seu nome deve ir à mente do usuário e, para isso, é importante investir em visibilidade.
Isso pode ser feito de algumas maneiras, sendo que uma delas é com o
marketing digital, mantendo presença nas redes por meio de conteúdos que agregam valor ao usuário e interagindo com ele.
Além disso, sabe-se que as pesquisas no Google impactam no momento de decisão. Então, estar bem posicionado no rankeamento e contar com avaliações positivas é determinante nessa etapa inicial.
Agendamento da consulta
Uma vez que o paciente nota os serviços que você oferece, chegou o momento de agendar uma consulta. Muitos estabelecimentos disponibilizam o agendamento apenas por meio de ligações, e isso pode representar um erro.
Ao restringir o agendamento às ligações telefônicas, você se torna refém do horário comercial e da disponibilidade de um colaborador. Isso faz com que ambas as partes gastem um tempo desnecessário até que seja identificado o melhor horário.
Tempo de atendimento
Falando em tempo, imagina qual seria a percepção do paciente ao chegar no estabelecimento no dia da consulta e se deparar com uma
sala de espera lotada. Não seria uma boa experiência, certo?
Portanto,
o tempo do atendimento não envolve apenas o momento da consulta em si, mas desde que o paciente entra no local e espera pelo serviço. Então, o planejamento deve iniciar na
disponibilização dos horários, identificando o tempo médio de cada procedimento e mantendo um intervalo de segurança entre os horários.
Recursos tecnológicos — como eles auxiliam na experiência do paciente?
Tendo em vista os aspectos que podem impactar na experiência do paciente, já mencionamos alguns recursos que podem contribuir para o processo, como presença digital e melhor planejamento da agenda.
Mas, afinal, como um software contribui por meio de suas ferramentas?
Agendamento online e a experiência do paciente
Para anular quaisquer tipos de problemas com agendamento, a marcação de consultas online se mostra a melhor opção. Com ela, basta um dispositivo com acesso à internet para que o paciente consiga agendar.
Assim, em horário comercial ou não, ele acessa a agenda e pode visualizar claramente os horários disponíveis. Isso permite, ainda que o profissional antes voltado apenas para o agendamento, se encarregue de outras tarefas que requerem a atenção dele.
Portanto, embora pareça um recurso simples, seu negócio ganha com maior produtividade, seu paciente ganha com a praticidade e todos são beneficiados pela melhor experiência proporcionada.
Envio de lembretes
Sabemos que em uma rotina agitada nem sempre todos os compromissos são cumpridos, seja por imprevistos, seja por esquecimento. A fim de combater ambos os aspectos, o sistema de gestão permite que sejam enviados lembretes previamente à consulta.
Assim, aumenta a chances de seu paciente realmente comparecer e, caso seja necessário realizar o cancelamento, é possível manejar os demais horários de modo que o intervalo não fique ocioso, graças à praticidade do software.
Ressaltamos, mais uma vez, que isso poupa tempo dos colaboradores, que antes entravam em contato com cada paciente a fim de lembrá-los do compromisso. Então, esse é apenas mais um dos processos que o software automatiza.
Segurança de dados
Como ficaria a reputação de uma empresa caso fizesse mau uso dos dados cadastrados? Com certeza, além de se prejudicar judicialmente, a experiência do paciente seria totalmente comprometida.
Pensando nisso, os software de gestão devem atuar em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados, que atua em prol do uso dos registros apenas com a finalidade de melhorar a assistência.
Além da segurança, o armazenamento também deve ser dotado de condições que mantenham a proteção contra acesso inadequado ou perdas, como criptografia e backup periódico.
Portanto, a experiência do paciente é completamente beneficiada pelo uso da tecnologia. Mas atenção com a escolha do software! Ele deve oferecer ferramentas que de fato contribuam para a automação e otimização de processos, aumentando produtividade e garantindo a segurança das informações. O BoaConsulta é um sistema que atua em prol da
satisfação dos pacientes e dos gestores. Além disso, também pode contribuir para a visibilidade da sua clínica por meio da atuação em marketing digital.
Comece agora mesmo a melhorar a experiência dos seus pacientes!
Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!