Sobreviver no mercado de hoje é um desafio para qualquer tipo de negócio, sobretudo em áreas tão competitivas como o setor de saúde. Entretanto, por meio de algumas ações pontuais, é possível ter sucesso nessa empreitada. Pensando nisso, preparamos essas 8 dicas de como melhorar o faturamento médico da sua clínica! Por meio de uma gestão mais eficiente e de determinadas atitudes estratégicas, você terá todas as condições de ganhar credibilidade diante do público e autoridade perante os outros profissionais, garantindo uma agenda cheia por todo o mês. Continue lendo este post e descubra como fazer isso!

1. Use um sistema de agenda digital

A nossa primeira dica para você melhorar o faturamento médico da sua clínica consiste em usar um sistema de agenda digital. Na realidade, boa parte das empresas do ramo de saúde já utiliza esse tipo de ferramenta e, caso você não esteja entre elas, saiba que pode estar perdendo a sua eficiência nos mais diversos processos internos. Essa solução facilita o trabalho dos seus funcionários e, de quebra, deixa a sua empresa em sintonia com os princípios de sustentabilidade, pois elimina a necessidade de papel. Além disso, de um modo geral, a agenda digital permite o seu acesso de qualquer lugar com internet, desde que você instale o software no celular ou notebook.

2. Organize uma gestão competente para melhorar o faturamento médico.`

Obviamente, uma gestão competente ajuda a melhorar o faturamento médico da sua clínica, visto que isso reduz as suas despesas e maximiza os seus lucros. Fazer isso depende de uma quantidade grande de ações e escolhas, mas existem estratégias simples que podem ser aplicadas sem maiores dificuldades. Apostar na tecnologia, por exemplo, costuma uma ótima escolha, visto que a centralização de dados facilita um melhor conhecimento de tudo o que envolve a administração do local. Utilize esses elementos para realocar recursos e estipular metas alcançáveis, que estejam em sintonia com o orçamento disponível.

3. Aproveite o contato com pacientes

Não dá para falar de dicas de como melhorar o faturamento médico da sua clínica sem falar sobre o contato com as pessoas. Afinal, a relação médico-paciente é extremamente importante na área de saúde e serve não apenas para que você consiga sempre lotar a sua agenda, mas para que você possa ser um profissional de excelência. Por mais atribulada que seja a sua rotina, procure dar um tratamento diferenciado para cada indivíduo que cruzar a sua porta, pois eles podem encarar o seu conhecimento como uma verdadeira esperança de dias melhores. Seja paciente e use qualquer empecilho como uma oportunidade de transformar o desafio em algo positivo.

4. Aposte nos softwares em nuvem - Faturamento Médico

Da mesma maneira que a tecnologia pode ser uma grande aliada com o uso de agendas digitais e de outras soluções de gestão, ela também pode ajudar o seu negócio por meio da possibilidade do armazenamento em nuvem. Muito mais do que um mero espaço para guardar dados, essa pode ser uma forma de ganhar mais praticidade e segurança. O chamado cloud computing garante que as informações recolhidas nunca se percam e que eventuais problemas com as máquinas no consultório sejam bem menos relevantes. Isso ocorre porque há um backup automático, e tudo fica gravado na própria internet, totalmente seguro em diversos servidores virtuais.

5. Tenha uma boa gestão financeira

Não dá para melhorar o faturamento médico da sua clínica sem ter uma excelente gestão financeira, não é mesmo? Por isso, você deve deixar as suas contas bem organizadas e monitorar todo o faturamento, de forma que a possibilidade de ter perdas e gastos desnecessários seja bastante reduzida. Os softwares de gestão são uma excelente saída para esse trabalho, pois abrem um novo leque de possibilidades. Com essa solução, você pode estipular um período exato para os fechamentos de caixa diários, semanais e mensais, além de elaborar relatórios e dividir os pagamentos em diferentes setores do consultório.

6. Contrate uma excelente secretária

Você pode até não ter pensado sobre isso, mas a secretária é quem faz o contato inicial com qualquer paciente, portanto a recepção é responsável pela primeira impressão que as pessoas terão do seu consultório. Sendo assim, acertar nessa contratação é uma das melhores dicas de como melhorar o faturamento médico da sua clínica. Caso ela não tenha experiência no ofício, o treinamento adequado é ainda mais crucial. É preciso que o fluxo de trabalho seja completamente dominado, assim como o uso das ferramentas tecnológicas que você adotar para o dia a dia. Invista em cursos e aprimoramentos, pois esse é um ótimo investimento em longo prazo.

7. Compreenda os processos de convênio -  Faturamento Médico

Aceitar convênios é algo imprescindível para muitos profissionais de saúde e, dependendo da especialidade e da situação do profissional, essa pode ser até mesmo a principal fonte de renda do consultório. Compreender os processos de pagamento dos seus convênios é, portanto, algo essencial para melhorar o faturamento médico da clínica. Por isso, não deixe de ensinar os seus funcionários sobre os trâmites e controle nesse quesito, cuidando de todos as guias referentes às cobranças de procedimentos realizados no mês. É preciso saber gerar os extratos, conferir se tudo foi pago e identificar as glosas, que devem ser corrigidas para novas cobranças.

8. Evite as glosas sempre que possível

Como falamos, as glosas têm um papel importante para melhorar o faturamento médico da clínica. Elas podem causar grandes prejuízos aos profissionais credenciados, sobretudo se ficarem fora de controle. Como boa parte delas pode ser evitada, pois são fruto de uma má organização, é preciso estar atento quanto a sua ocorrência. Uma glosa nada mais é do que o não-pagamento, por parte do plano, de algum procedimento ou intervenção. Isso ocorre, na maioria das vezes, quando há um erro ou discrepância de valores, datas ou outros elementos. Contar com um profissional exclusivamente para lidar com essa demanda pode ser uma boa ideia. Ao seguir essas dicas de como melhorar o faturamento médico da sua clínica, você aprimora os seus processos internos e, de quebra, se torna muito mais atrativo para os seus pacientes e sustentável do ponto de vista financeiro! Gostou de conhecer essas dicas de como melhorar o faturamento médico da sua clínica? Então não perca mais tempo e assine a nossa newsletter!

Write A Comment