O mundo é digital. Dessa maneira, as pessoas procuram informações sobre produtos e serviços na web e o Google Reviews é importante nisso. A questão é que elas aproveitam essa facilidade também para conhecer a reputação de uma empresa ou marca e, assim, tomar uma decisão mais consciente na hora de comprar um item ou realizar um curso, por exemplo. Estamos falando de um novo comportamento do público, que se aplica, inclusive, na área da saúde. Com isso, é fundamental que as clínicas médicas estejam preparadas para esse novo cenário e incentivem seus pacientes a fazer comentários online, principalmente utilizando o Google reviews. Quer entender por que essa é uma estratégia de ouro para o seu negócio? Continue a leitura e descubra como conseguir mais comentários na rede e a importância de monitorar essas avaliações!

Por que é importante conseguir reviews para sua clínica?

Antigamente, era mais comum as pessoas pedirem indicação de médico ou outro serviço de saúde a familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. É claro que esse costume ainda se mantém, no entanto, com a divulgação online das clínicas, a procura por indicações também pode ocorrer por meio de comentários nas redes sociais e no Google reviews. Imagine um paciente que precise fazer um exame de ressonância magnética e pesquise na Internet sobre as opções de locais mais próximos a ele. Se clicar e perceber que foram feitos comentários positivos de uma clínica, certamente ficará mais encorajado a agendar o exame. Percebeu como essa estratégia é valiosa para atrair pacientes? Outro ponto importante é que quanto mais comentários a sua clínica recebe no Google, melhor posicionada ela fica nesse motor de busca. O que isso quer dizer? Que ela aparecerá nos primeiros lugares quando um paciente da sua região procurar por sua especialidade.

Como conseguir mais comentários no Google reviews?

Antes de receber os comentários, é fundamental que você crie o perfil da sua clínica no Google Meu Negócio — um recurso gratuito para se conectar com os clientes na busca que fazem no Google e também no Google Maps. A partir disso, você consegue o link para que seus pacientes possam fazer os reviews. Entretanto como conseguir essas avaliações? Veja as dicas a seguir.

Ofereça um serviço de qualidade

A primeira recomendação é prestar um serviço médico de qualidade, pois o paciente só estará disposto a fazer uma avaliação da sua clínica ou consultório se ele for bem-atendido. Por isso, além de investir na infraestrutura do local, direcione os esforços para a humanização do atendimento. Assim, você garante uma experiência diferenciada e, consequentemente, a satisfação do paciente. É necessário ter uma sala de espera confortável, treinar a equipe para ser cordial com o público e não atrasar o atendimento. No momento da consulta, o médico deve ter paciência para ouvir a pessoa e também para explicar, de maneira didática, todos os detalhes do plano de tratamento. Precisa, portanto, oferecer uma atenção integral, que esteja focada no indivíduo e não em sua doença. Com essa conduta, além de fidelizar o paciente, a clínica tem mais chances de ganhar uma avaliação positiva no Google review, o que vai ajudar na atração de novos pacientes e no crescimento do negócio.

Envie o link para seus pacientes

Não adianta apenas ter um atendimento de qualidade e oferecer a melhor experiência para seu paciente, é necessário mostrar o caminho para ele deixar o comentário sobre sua clínica. Em outras palavras: você deve fornecer o link para que ele possa fazer o review. Mas como fazer isso de forma natural? Uma solução é instruir a secretária a enviar, via WhatsApp ou e-mail, uma mensagem personalizada relembrando o atendimento, além de pedir à pessoa para fazer um comentário no Google com o link para isso. Como é algo rápido, se ela estiver satisfeita, certamente vai fazer uma avaliação positiva, melhorando a reputação online da sua clínica e dos serviços prestados.

Utilize as facilidades das redes sociais

Se você aproveita as estratégias de marketing digital, deve ter a página da sua clínica nas principais redes sociais. Afinal, esse é o melhor canal para divulgar conteúdos referentes a sua especialidade e também para interagir com o público. Aproveite, então, essas plataformas e também divulgue o link para que os pacientes que já utilizaram seus serviços possam fazer comentários no Google.

Não "compre" avaliações

Por último, é necessário saber o que não fazer na hora de conseguir destaque no Google reviews. As recomendações para não prejudicar sua imagem digital são:
  • não ofereça brindes ou descontos em troca de avaliações de seus pacientes, pois isso vai contra as políticas do Google review;
  • não peça a amigos e familiares para fazerem comentários positivos para ganhar mais estrelas.
Em resumo: essa estratégia só vai funcionar com avaliações sinceras e espontâneas de seus pacientes.

Por que é recomendado sempre monitorar essas avaliações?

Você viu quantas vantagens as avaliações de seus pacientes podem trazer para a reputação digital da sua clínica? Todavia não basta apenas pensar em mecanismos para que o público deixe comentários no Google, é preciso também monitorar essas avaliações constantemente. Isso, porque quando falamos em avaliações, saiba que sua clínica também está sujeita a receber uma crítica negativa. Assim, ao fazer esse acompanhamento, fica mais fácil driblar essas questões para que a imagem do negócio não seja prejudicada. Ao receber uma avaliação negativa, a primeira atitude deve ser a de responder de modo educado. Com isso, as outras pessoas vão perceber a preocupação que você tem em resolver o problema. O essencial é deixar claro que tentará achar uma solução para a situação. Aliás, esse tipo de feedback também pode ser útil para melhorar os serviços e o atendimento prestados, já que você tem acesso a avaliações sinceras do público. Não deixe sua clínica para trás quando o assunto é presença digital. Comece a incentivar seus pacientes a utilizarem o Google reviews e consiga se posicionar melhor na sua área. Gostou de conhecer essa estratégia para o crescimento do seu negócio? Então também vai querer acompanhar nosso guia com as principais informações sobre marketing médico!

Write A Comment